terça-feira, 25 de maio de 2010

KITSCH???


Kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São freqüentemente associados à predileção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada. Eventualmente objetos considerados kitsch são também apelidados de cansados no Brasil ou "pirosos" em Portugal.
O kitsch está em todas classes sociais; é um elemento de nivelação social e histórico consumido indiscriminadamente por todos. Independente das diferentes possibilidades de status que o objeto kitsch possa suscitar, agrupa-se o kitsch em categorias: religioso (terços saturados de imagens), sexual (canetas com mulheres nuas), exótico (paisagens havaianas, indianas de fundo), doce (anões de jardim), amargo (cobras, esqueletos de plástico fluorescentes), político (insígnia de partidos políticos em chaveiros) e também as combinações entre estas.

Tentando passar parte do que foi discutido em sala de aula, busquei na internet o conceito de Kitsch (acima), afim de aprofundar a discussão realizada em sala de aula sobre os valores atribuídos a objetos de origem sócio-cultural que são comercializados de forma massificada a partir de algo já existente que é inferiorizado afim de atingir a camada mais inferiorizada da população porém está presente em todas as camadas sociais.

Objetos de baixo valor (custo) e alto agrado, além de sua maioria nao exercer algum sentido, somente mexer com o emocional da população, visando sempre o consumo. Bem próximos da vulgaridade e da mediocridade eles são caracterizados. Não somente objetos, mas também pessoas acabam se tornando "Kitsch" agregando a sua imagem valores citados anteriormente com objetivo de agradar o grande público, sã muito discutuidos na sua essência, porém o consumidor acaba sendo atraído pela sua falta de opção diante da grande atmosfera criada ao longo dos anos em cima desses estereótipos e chavões.

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